POSTADO POR HOSPITAL VITA – 25 DE JUNHO DE 2014

diabetes-26-junho

O número de diabéticos vem aumentando no mundo todo, consequência de um estilo de vida sedentário e hábitos alimentares inadequados – fatores de risco para a instalação da doença. De acordo com a endocrinologista Daniele Zaninelli, do Hospital VITA Curitiba, algumas atitudes simples podem prevenir o aparecimento do diabetes.

Melhorar a qualidade da alimentação e iniciar a prática de exercícios físicos ajudam a reduzir o risco de desenvolver a doença. Segundo a médica, uma boa alimentação deve incluir grãos, frutas e vegetais, reduzindo o consumo de gorduras saturadas e carboidratos simples (pães, doces, massas). Em relação aos exercícios, uma caminhada de 30 minutos, cinco dias por semana, já é suficiente para evitar ou pelo menos retardar o início da doença. “Estudos recentes mostram que a perda de apenas 3% do peso corporal, desde que mantida em longo prazo, é suficiente para prevenir o diabetes”, revela a especialista.
Tratamento – Pode ser realizado com o uso de comprimidos, de insulina, ou ainda de outros medicamentos de uso injetável. Embora não exista cura para o diabetes, a doença pode ser controlada adequadamente com um tratamento individualizado, levando em conta fatores como o tipo de diabetes, a idade do paciente e a presença de doenças associadas. Quando o controle das glicemias é associado ao tratamento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e à parada do tabagismo, o paciente obtém melhora da qualidade de vida, redução do risco de complicações e maior expectativa de vida.
Alerta – Segundo a médica, é preciso ter cuidados com tratamentos alternativos como a baba de quiabo, ou o chá de insulina, por exemplo. “Eles não são recomendados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), pois não há evidências de que sejam eficazes e nem mesmo seguros”, alerta Daniele. Além disso, podem trazer grandes riscos à saúde, principalmente em pacientes que usam insulina. Podendo também levar ao atraso no início do tratamento adequado da doença, aumentando o risco de complicações.

Fonte: http://www.grupovita.com.br/blog/2014/06/25/26-de-junho-dia-nacional-do-diabetes/