Nesta semana os olhares estão voltados para esta doença, que tem apresentado um aumento crescente em sua incidência nos últimos anos. Saiba como reconhecer os fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença.

Estima-se que até 2025, 333 milhões de pessoas (8% da população adulta) terão desenvolvido diabetes em todo o mundo.

Os problemas decorrentes do diabetes, como doenças cardiovasculares, perda da função renal e alterações visuais, podem ser evitados quando o tratamento é realizado desde o início da doença, mas infelizmente a maioria das pessoas só descobre que tem diabetes após 10 anos do seu início. Por isso é tão importante estarmos atentos às situações que levam a um risco aumentado de desenvolver a doença.

Você deve procurar um endocrinologista para fazer os exames quando apresentar alguma das características abaixo, mesmo que não tenha nenhum sintoma.

1.       Sedentarismo

2.       Familiar em primeiro grau com diabetes

3.       Mulheres que tiveram diabetes getacional

4.       Mulheres que tiveram filhos nascidos com mais de 4 Kg

5.       Hipertensão arterial

6.       Alterações no colesterol (HDL ≤ 35 ou triglicerídeos ≥ 250mg/dl)

7.       Mulheres com síndrome dos ovários policísticos

8.       Glicemia prévia acima de 99mg/dl ou HbA1c ≥ 5,7%

9.       História de doença cardiovascular

10.     Obesidade ou sobrepeso

Mesmo que os exames sejam normais é importante adquirir alguns hábitos que podem prevenir o desenvolvimento do diabetes. A prática regular de atividade física – cerca de 150 minutos de exercícios “por semana” – associada a uma alimentação saudável podem fazer toda a diferença. Não deixe o diabetes te pegar! É fácil evitar!